É a capacidade de detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados pelo calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno.
Ao estudar esse sistema, conseguimos observar a perfeição e o cuidado que nosso corpo tem com tudo que está dentro e tudo que quer entrar, ele é capaz de avisar e nos mover antes de uma agulha penetrar em nossa pele ou até mesmo o fogo nos queimar.
Sua complexidade é tão grande que tudo é dividido para andar com perfeição, como um exercito, seus comandantes e soldados, todos prontos para resolver qualquer problema.
Porem ah casos onde a medicina não consegue explicar a falta de dor o porque de não senti-la?Compartilhei com a sala um caso aqui no Brasil onde dois irmão não sentem neda, seu sistema nervoso não funciona corretamente,com isso não conseguem sentir dor porem são sensíveis ao toque, como explicar isso?
Complexo né?
Tem os outros sentidos normais porem quando o assunto é dor, eles não sabem dizer o que é. Já o segundo caso que vimos também faz parte dessa distorção onde seu sistema nervoso central está alterado mantendo dor constante no local.
Saber e divulgar esses casos nos faz refletir que inconscientemente nosso corpo trabalha e pode refletir de formas positivas ou negativa.
Para isso separei algumas dicas de alimento que nos ajudaram a fortalecer nosso sistema nervoso. Navegando pela internet encontrei essa postagem no site melhorcomsaude.com e resolvi compartilhar.
Três alimentos muito benéficos
Existem alguns alimentos específicos que agem positivamente, regulando o nosso sistema nervoso:
- Levedura de cerveja: graças às vitaminas do grupo B presentes na levedura, ela é um importante tonificador do sistema nervoso central. Por isso, ajuda em casos de depressão, ansiedade, estresse, apatia ou falta de apetite. Podemos consumi-la em pó, misturada com suco ou iogurte, ou em comprimidos, se não gostarmos de seu sabor levemente amargo. Algumas marcas comercializam tipos não amargos de levedura (pois suavizam o seu sabor). Se a tomarmos junto com as refeições, obteremos uma melhor absorção dos seus nutrientes.
- Aveia: esse delicioso cereal age no controle do sistema nervoso, acalma os casos de irritabilidade e ansiedade moderada, alivia a insônia, inclusive em crianças pequenas e favorece no desempenho intelectual. Curiosamente, é um alimento que provoca relaxamento e produz energia ao mesmo tempo. Podemos consumi-la cozida, em doces ou salgados, fervida com leite e um pouco de canela ou em sopas e cremes de verduras. Também podemos tomar o leite de aveia.
- Pólen: o pólen é um superalimento. Equilibra o pH do sangue e o funcionamento do sistema nervoso, graças, dentre outras, às vitaminas do grupo B. Devemos tomar uma colherada de pólen moído toda manhã, misturado com um pouco de água, suco ou iogurte.
O magnésio
As alterações do sistema nervoso como a insônia, a ansiedade, a hiperatividade, a inquietação ou os ataques de pânico, podem ser sintomas da falta de magnésio em nosso organismo.É recomendável, nestes casos, o consumo de alimentos ricos em magnésio diariamente, como os abaixo:- Cacau: 100 gramas de chocolate negro puro possuem 500 miligramas de magnésio.
- Vegetais de folha verde escura: acelga, alface e espinafre.
- Frutas: plátano, damasco, abacate, pêssego, ameixa.
- Frutas secas: amêndoas, castanhas de caju, avelãs, nozes.
- Legumes: ervilha e lentilha.
- Sementes.
- Cereais: arroz integral, milho, aveia.
- Batata.
- Abóbora.
Bibliografia : http://melhorcomsaude.com/6-maneiras-fortalecer-sistema-nervoso/
https://www.youtube.com/watch?v=RXdwBvn1nyA
Nenhum comentário:
Postar um comentário